Cenários de 'Sol Nascente' ganham ares de cidade litorânea em área de 9 mil m²

Foto: Gshow


A mansão de Tanaka (Luis Melo), o Rota 94 e a padaria da família De Angeli existem! Os espaços vistos em Sol Nascente ocupam  mil m² dos Estúdios Globo, na Zona Oeste, do Rio de Janeiro. Claro que a vegetação local foi preservada, o que resultou em cerca de 3 mil m² construídos, como conta a equipe de cenografia da novela.
"Para o conceito e desenvolvimento do projeto, cidades turísticas litorâneas como Búzios, Arraial d’Ajuda, Trancoso, e o litoral sul do Rio de Janeiro serviram como fonte de inspiração.
Espaços comerciais, culturais e pousadas foram distribuídos pelas áreas da mesma forma como costumamos encontrar em locais como estes na vida real. O importante foi manter a harmonia entre as construções preservadas, as alterações realizadas e as novas construções", revelam Gilson Santos e Erika Lovisi, os cenógrafos do folhetim.
Foto: Gshow

Foram aproximadamente 90 dias desde a desocupação da novela anterior até a entrega final para gravação da nova trama. "Todo o material da 'desprodução' da cidade cenográfica anterior foi reaproveitado. Pedras, esquadrias, telhas, portas, etc", conta a dupla, que ainda revela quais elementos foram mais utilizados no projeto: "Madeiras, pedras e palhas aparecem com mais frequência nos acabamentos, tanto da área externa como dentro do estúdio".
Para compor cada canto de Arraial do Sol Nascente, a equipe se dedicou a um período de pesquisas, levando meses entre projetos, construção e entrega. Entre tudo que foi construído, três espaços ganham destaque.
Foto: Gshow

1 - A casa de Tanaka:
"Conceitualmente, o cenário foi desenvolvido com características orientais. A fachada, basicamente em madeira, surge em um jardim japonês cuidadosamente planejado, com lago e carpas. Um grande pergolado em madeira e bambu serve para dar leveza e transparência à construção, incluindo o atelier de Yumi (Jacqueline Sato). Quatrocentos metros lineares de muros em bambu cercam a residência".
2 - O bar Rota 94:
"O partido arquitetônico adotado, foi de um estaleiro abandonado, transformado em espaço de diversão e entretenimento, ocupando uma área de aproximadamente 320 metros quadrados. De inspiração industrial, com tijolos aparentes e estrutura metálica. O Rota terá uma função de centralização e circulação de pessoas, interligando algumas tramas."
Foto: Gshow

Foto: Gshow

3 - A vila dos De Angeli:
Para dar um movimento à Vila, três edificações foram reunidas num único espaço, reaproveitando boa parte do que havia na cidade anterior. As áreas da padaria e forno - este último construído de forma real -, possuem uma área central que estará abraçando a movimentação da família italiana, e sua ligação carinhosa com demais personagens.
Confira mais fotos da cidade cenográfica de Sol Nascente:
Foto: Gshow

Foto: Gshow

Foto: Gshow

Foto: Gshow

Foto: Gshow

Fonte: Gshow

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No "Dia do Irmão", confira a lista de famosos que poderiam ser irmãos de tão parecidos

Poesia com Rapaudura - Bráulio Bessa: 09/09/2016

As meninas de Chiquititas da Primeira até a Segunda Temporada